NGS faz publicação na revista do Grupo Nature e na BMC Genomics
Equipe da NGS Soluções Genômicas encontra genes associados com conversão alimentar residual em bovinos e publica em uma revista do Grupo Nature e na BMC Genomics.
As características relacionadas à eficiência alimentar são extremamente importantes para os sistemas de produção de carne bovina, devido a seu impacto no custo de produção. Essas características são impulsionadas por fatores biológicos, genéticos e mecanismos fisiológicos que não são bem compreendidos em bovinos de corte.
Estudos de associação (GWAS) realizados em bovinos de corte identificaram numerosos variantes que afetam o fenótipo, provavelmente regulando os níveis de expressão de genes-chave de vias regulatórias. Este estudo identificou genes diferencialmente expressos (DE) no fígado e músculo Longissimus dorsi (LD) de Nelore geneticamente divergente para a consumo alimentar residual (CAR), usando o sequenciamento do RNA (RNAseq).
Análise de expressão gênica diferencial entre os grupos compostos por animais eficientes e ineficientes revelaram 112 e 73 DE anotaram genes no fígado e músculo, respectivamente. Foram identificados genes e caminhos que desempenham papéis-chave em processos metabólicos de adaptações ao estresse oxidativo. Estes resultados aumentam nossa compreensão dos mecanismos subjacentes à eficiência alimentar em bovinos de corte. Enquanto os resultados do tecido hepático foram publicados na revista BMC Genomics, os resultados de tecido muscular foram publicados na revista Scientific Reports do grupo Nature.
Veja os artigos na integra aqui e aqui.