Identificação Molecular de Microrganismos: NGS firma parceria com Korin
Projeto realizado em parceria com o Centro de Pesquisa Korin Agricultura e Meio Ambiente, e Korin Agropecuária visa desenvolver sistema “Chicken Scan”.
O Chicken Scan é um sistema de identificação molecular de microrganismos presentes no trato gastrointestinal (TGI) de frangos e associados ao seu desempenho. Compreender o papel da microbiota do TGI na determinação da eficiência de ganho de peso e na saúde do animal é de extrema importância para os sistemas de produção e para otimizar estratégias que aumentem a eficiência produtiva e a sustentabilidade de aves livre de antibióticos.
As correlações entre a composição da microbiota do TGI e a eficiência da extração de energia de alimentos foram observadas em frangos de corte (Torok et al., 2011; Stanley et al., 2012, 2013, 2016). Alguns grupos bacterianos já foram correlacionados com resultados de produtividade e desempenho. É conhecido que, mesmo sob condições controladas, diferentes lotes de aves desenvolveram microbiotas distintas.
A importância da identificação molecular de microrganismos
Geralmente antibióticos são utilizados como promotores de crescimento. No entanto, a produção de aves sem antibióticos (ABF) tem se tornado cada vez mais popular. Muitos probióticos, prebióticos e aditivos estão disponíveis no mercado de frango de corte. Mas o conhecimento da população de microrganismos é essencial para estabelecer estratégias eficazes para manipular a composição da microbiota do TGI. Essa manipulação pode ser feita indiretamente, por modificação e suplementação de ingestão de alimentos, ou diretamente, por exemplo, pelo uso de estirpes probióticas de bactérias. A grande maioria dos probióticos disponíveis hoje foi identificada por rastreio in vitro de coleções de estirpe para identificar isolados com propriedades que são hipotetizadas como indicativas de desempenho in vivo. Porém, há pouca evidência direta de que a triagem in vitro é uma abordagem valiosa (Morelli, 2000).
O Sistema Chicken Scan
O Chicken Scan vai subsidiar o desenvolvimento de produtos moduladores de microrganismos e recomendações de manejo para melhorar o desempenho de frangos de corte criados sem o uso de antibióticos.
Um probiótico pode funcionar efetivamente em uma microbiota, mas não em outra microbiota diferente e a dosagem efetiva pode ser variável (Ajuwon, 2015). Além disso, a identificação de bactérias associadas a resultados de produtividade desejáveis em animais pode oferecer uma abordagem para a identificação de outras bactérias probióticas, não disponíveis comercialmente (Stanley et al, 2016).
A empresa NGS foi destaque no site da Korin Agropecuária, veja aqui!