Sequenciamento e bioinformática são utilizados em projeto para o agronegócio
Desafio é aumentar a demanda de alimentos sem comprometer segurança alimentar e meio ambiente.
Um grande desafio nos países em desenvolvimento é aumentar a demanda de alimentos, sem comprometer a segurança alimentar e o meio ambiente. A população global deverá atingir 9,8 bilhões até 2050 e, consequentemente, a produção de alimentos terá que aumentar em 70%. Os atuais sistemas de produção dependem do uso extensivo de fertilizantes químicos, pesticidas e antibióticos para melhorar o rendimento.
Sobre o projeto de sequenciamento e bioinformática
Nossa inovação integra avanços recentes em ferramentas de sequenciamento de próxima geração de DNA e bioinformática para gerar novas soluções para o agronegócio. Estamos desenvolvendo testes comerciais para identificar micro-organismos contaminantes, deterioradores e patogênicos encontrados em plantas de leite, frangos, e plantas de açúcar e etanol.
Nossa inovação pode ser aplicada para reduzir o uso de antibióticos em fazendas leiteiras para controlar a mastite, diminuir a contaminação microbiana na indústria de bebidas, melhorar a eficiência e a segurança do consumidor na indústria avícola, reduzindo o uso de antibióticos e a contaminação por salmonela. Além disso, pode ser aplicado para reduzir resíduos e melhorar a eficiência em usinas de açúcar e etanol. Trabalhamos em colaboração com empresas do agronegócio estabelecidas para desenvolver soluções personalizadas de DNA.
Nessa ocasião focamos no MastitisScan, que é um teste de sequenciamento de DNA independente de cultura que pode definir todos os patógenos causadores de mastite clínica e subclínica em um único teste. Patógenos de mastite são geralmente identificados com métodos baseados em meios de cultura. No entanto, mais de 30% das amostras clínicas e subclínicas de mastite são falsas negativas. MastitisScan é um teste de sequenciamento de DNA extremamente sensível e preciso, sendo uma ferramenta de diagnóstico e critério de decisão para a prevenção e tratamento de mastite clínica, bem como o monitoramento de tendências microbianas em fazendas leiteiras.
Veja notícia completa aqui!